Passos para configurar uma lâmpada RGB Wifi 2.4GHz com Modem da Vivo
A maior parte dos dispositivos WiFi para casa inteligente operam na frequência de 2.4GHz. Contudo, vários Modems não entregam essa frequência diretamente. Este artigo oferece uma solução para este problema.
Contexto
Adquiri o Echo Dot há alguns meses atrás. Desde então, tenho usado-o de forma bem básica – apenas para lembretes e para ouvir música. Contudo, recentemente decidi criar um projeto de casas inteligentes, para fazer melhor uso da Alexa e expandir meu conhecimento neste assunto.
Já possuindo um dispositivo Echo Dot, passei então para meu segundo dispositivo: uma lâmpada. Adquiri a Lâmpada Inteligente Yeelight da Xiomi.
Trata-se de uma lâmpada RGBW, ou seja, suporta várias cores mas também tem o branco – e tons de branco, como aquele mais branco (ideal para estudo e trabalho) e aquele mais amarelado (ideal para relaxar). Ela tem uma boa luminosidade, de 810 lúmens (número acima de 800lm é sempre bom). A luminosidade cai bastante nas cores RGB, mas entendo ser algo aceitável, já que não fazemos uso de cores de forma extensiva. O preço também estava bom: perto de R$100,00 (a título de comparação, o modelo da Philips custa por volta de R$300,00). E outra coisa que percebi, após a instalação, foi que mesmo após corte de energia (seja por queda de fornecimento ou por desligamento indevido do interruptor), a lâmpada não perdeu a configuração.
A Instalação
Instalei a lâmpada no abajur da minha mesa de trabalho, onde está também o Echo Dot. o roteador WiFi fica na sala, há alguns metros, mas o sinal é bom. Entrei na Play Store e instalei o aplicativo da Yeelight.
Deixei a lâmpada em modo de pareamento (é preciso ligar e desligar o interruptor por quatro a cinco vezes, até que ela começa a piscar em varias cores e fixando a cor em branco quente), e fui ao aplicativo para parear. E foi aí que os problemas começaram.
O Problema
Hoje, utilizo um modem da Vivo Fibra da Askey, que também tem função de roteador e entrega duas frequências: 2.4GHz e 5GHz.
Troquei a minha rede WiFi no celular para a rede 2.4GHz e tentei parear com a lâmpada – mas sem sucesso. Observei, então, que a rede WiFi no meu celular continuava com 5GHz. Acessei o gateway do roteador e desliguei a rede 5GHz. Ainda assim, permanecia conectado no celular em 5GHz. O que estava acontecendo?
Neste modem, a opção de 5GHz é exclusiva para 5GHz, mas a opção de 2.4GHz assume as duas frequências (2.4GHz e 5GHz), e não parece ser possível alterar isto (para tornar a opção de 2.4GHz exclusiva para a frequência de 2.4GHz – o que seria o esperado). Ao pesquisar mais, entendi que isto é uma tendência em vários modems hoje, inclusive nos EUA. E no celular, o aparelho automaticamente escolhe a melhor frequência, sem dar opção de escolha (testado em Samsung S9+, Android 9, no Motorola MotoZ3 e no iPhone 8). Então, o 5GHz sempre era a frequência escolhida no celular.
Ao pesquisar soluções para isto, o que eu mais encontrei foi pessoas sugerindo o seguinte:
- Saia da sua casa e se afaste até perder a rede
- Vá então voltando para a sua casa até pegar rede; nesta hora, a rede vai ser de 2.4GHz, pois é uma rede de maior alcance que a 5GHz
- Faça o pareamento e só então volte pra casa
Impressionou-me saber que a solução mais sugerida (e a única até o momento, inclusve nos EUA) para este problema fosse algo tão ridículo. Até cheguei a tentar fazer, mas o problema é que, no tempo que levava para sair de casa e pegar a rede 2.4GHz, o dispositivo saía do modo de pareamento.
Então, o modem e o celular querem decidir por mim qual rede eu devo utilizar, decidem que 5GHz é o melhor pra mim, e não me deixam opinar. E os dispositivos Smart só fazem pareamento em 2.4GHz. São premissas contraditórias.
A Solução
Após algumas horas de pesquisa infrutífera e frustração, encontrei um video que explica uma técnica que resolveu meu problema. Contudo, é necessário que hajam dois celulares. A partir da ideia apresentada no video, segue abaixo o procedimento que adotei, em ordem:
- No modem da Vivo:
- acessar o gateway e desabilitar a opção 2.4GHz: a única opção disponível agora é de 5GHz (que entrega apenas frequência de 5GHz).
- No segundo celular:
- manter WiFi habilitado, mas desconectar do roteador da Vivo. Deixar conectado na rede da operadora (4G).
- alterar o nome da rede para ter o mesmo nome da rede (SSID)/senha do modem Vivo na opção 2.4GHz
- criar um hostspot para permitir conexão do celular principal
- No celular principal:
- conectar no hotspot do segundo celular. Por ele estar no 4G da operadora, vai compartilhar a rede na frequência de 2.4GHz.
- realizar o pareamento com a lâmpada. Por estar na frequência de 2.4GHz, agora vai funcionar normalmente. A lâmpada está conectada agora via WiFi no segundo celular (que é quem distribui a rede).
- No modem da Vivo:
- ligar novamente a opção 2.4GHz
- No segundo celular:
- desligar o hotspot. Como a lâmpada já foi pareada com um SSID igual ao do modem da Vivo na opção 2.4GHz, a lâmpada vai trocar a rede (do segundo celular para o modem da Vivo) de forma transparente.
Conclusão
Esta solução funciona, mais é ruim por depender de dois celulares. Ainda assim, no meu caso, é melhor do que a ideia de ter que sair de casa para parear. De qualquer forma, não está bom.
É possível utilizar o modem da Vivo Fibra com outro roteador. Desta forma, pretendo encontrar e adquirir um roteador que tenha uma clara separação entre as duas frequências. Com esta separação clara, o pareamento pode acontecer naturalmente, sem necessidade de gambiarras.